Pelo terceiro ano consecutivo, Belo Horizonte receberá o Festival do Japão, entre os dias 07 e 09 de março, no Expominas. O Festival tem como objetivo a propagação da cultura japonesa e o intercâmbio social, cultural e econômico entre Brasil e Japão. O evento já está consolidado no calendário mineiro, visto que mais de 15 mil pessoas visitaram a feira nas edições anteriores e este ano são esperadas cerca de 20 mil.
Nesta edição, a feira terá um número maior de expositores e apresentará diversas atividades, com apresentações de shows e danças típicas japonesas, taikos, judô, exposições de jardins japoneses e de Ikebanas, exposições e workshops de cerâmicas e bonsais, oficinas de arte, área de cultura pop, concurso da Miss Nikkei, bazaristas com produtos e artesanatos típicos e a tradicional Cerimônia do Chá, que estará aberta a participação do público presente. Para quem quiser conhecer um pouco sobre a etiqueta social japonesa e comportamento à mesa, serão ministradas palestras, pela professora Lumi Toyoda. Outro ponto forte da feira será a apresentação da culinária japonesa, com pratos que já fazem parte do cardápio brasileiro e outros pouco conhecidos. Haverá, ainda, oficinas de Furoshiki (a arte do embrulho japonês), Mangá (histórias em quadrinhos japonesa) e Kirigami (arte de cortar papel). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na própria feira.
O Festival do Japão em Minas é uma realização da Associação de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Japão e do Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte. O Festival conta, ainda, com a parceria da Agência de Cooperação Internacional com o Japão (JICA), que divulgará seus projetos de cooperação, além de bolsas de estudo na área cultural durante o Festival, e a Fundação Japão, que participa de maneira similar à JICA e subsidia conteúdos culturais para o evento. Já a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (KENREN) mobiliza as comunidades japonesas participantes, auxilia na divulgação do evento e estabelece intercâmbio cultural com grupos artísticos de São Paulo. Há ainda a parceria com a Polícia Militar, por meio da colocação de estande e realização do Seminário de Polícia Comunitária durante o evento.
fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/103024/belo-horizonte-recebera-3-festival-do-japao-em-marco
Para saber mais sobre Eventos e Festivais acesse cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário