Cinema – Divulgação / Fundação pedro Calmon (BA)
Como parte da política da Ancine de promoção do cinema brasileiro no exterior, a Agência está apoiando, neste mês de fevereiro, a participação de nove filmes em dois festivais internacionais – o Festival Internacional de Curtas-metragens de Clermont-Ferrand, na França, e o Festival Internacional de Cinema de Berlim, na Alemanha. Um projeto brasileiro também está recebendo apoio para participação no Mercado de Coprodução da Berlinale (promovido no âmbito do Festival de Berlim), assim como cinco profissionais brasileiros na SEA Master Class, que acontece em Viborg, na Dinamarca.
Dois dos três curtas na competição internacional do Festival de Curtas-metragens de Clermont-Ferrand, que se estende até o dia 8 de fevereiro, contam com o apoio da Ancine por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais: “O caminhão do meu pai”, de Mauricio Osaki, que recebeu apoio completo (cópia legendada, envio de cópia para o festival e apoio financeiro para promoção do filme) e “Meu amigo Nietzsche”, de Fáuston da Silva, que conta com auxílio financeiro.
Nesta quinta-feira (6), começa o Festival Internacional de Cinema de Berlim – e seis produções participarão do evento com o apoio do Programa. “Praia do Futuro”, coproduzido entre Brasil e Alemanha, com direção de Karim Aïnouz, será exibido em competição no Programa Oficial do festival. As duas produções nacionais selecionadas para a seção Panorama – os longas “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, e “O Homem das Multidões”, de Cao Guimarães e Marcelo Gomes – também recebem auxílio financeiro para promoção no festival.
A seção Forum, dedicada a produções experimentais, documentários de observação e filmes de vanguarda, recebe o longa-metragem “Castanha”, de Davi Pretto. “Castanha” foi um dos filmes exibidos para o curador da mostra, o alemão Christoph Terhechte, na segunda etapa da terceira edição do programa Encontros com o Cinema Brasileiro. O curta “Fernando que ganhou um pássaro do mar”, de Felipe Bragança e Helvécio Marins Jr., também terá o auxílio do Programa de Apoio para compor a programação da mostra Forum Expanded, dedicada à exibição de obras ainda mais fronteiriças entre cinema e arte do que as da seção Forum. Já a mostra competitiva Geração KPlus, de filmes infanto-juvenis, terá a participação do curta-metragem “Eu não digo adeus, digo até logo”, de Giuliana Monteiro, que recebe apoio financeiro e confecção de cópia pelo programa de apoio.
Apoio a profissionais com projetos de obras audiovisuais
No início de 2014, o Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais da Ancine passou também a viabilizar a participação de profissionais com projetos de obras audiovisuais brasileiras em laboratórios e workshops no exterior. Ainda no âmbito da Berlinale, o Mercado de Coprodução, promovido pelo festival entre os dias 9 e 11, receberá o projeto brasileiro “As boas maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra, com apoio do programa.
O workshop intensivo de conceitos para animação SEA, que visa conectar jovens artistas da América do Sul, Ásia e Europa, receberá cinco profissionais brasileiros, também com auxílio do Programa de Apoio da Ancine: os cineastas e animadores Pedro Eboli, Amir Admoni, Paolo Conti e Emerson Rodrigues, e o ilustrador e artista conceitual Sérgio Glenes participarão da masterclass, que terá lugar entre os dias 16 e 28 de fevereiro, na Dinamarca.
Fonte: Agência Nacional do Cinema
Para saber mais sobre Eventos e Festivais acesse cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário