Festa foi dividida em 14 barraquinhas, cada uma organizada por um segmento da escola de samba. Além da animação dos participantes, teve ainda comidas típicas, quadrilhas, forró pé de serra, brincadeiras, pagode, correio do amor e casamento caipira. “Aqui não é só samba, podemos ter outras atividades culturais também, como esse evento. Realizamos grandes eventos tradicionais durante o ano inteiro. A comunidade gosta e participa sempre”, declarou o organizador do arraial, Ari Lang
Favela 247 – Cerca de 2 mil pessoas participaram ontem (dia 27) da festa junina organizada pela Estação Primeira de Mangueira, na quadra da escola de samba, na Zona Norte do Rio. Com comidas típicas, quadrilhas, forró pé de serra, brincadeiras, pagode, correio do amor e casamento caipira, o arraial foi dividido em 14 barraquinhas, cada uma organizada por um segmento da escola de samba. “Ala da bateria, departamento cultural, ala das baianas são alguns dos segmentos que fazem as barracas tradicionalmente no evento”, contou o organizador da festa, Ari Lang, em matéria do site da UPP RJ. Além da animação, Vera Lucia e Edna Vitalina, do departamento feminino da Mangueira e organizadoras da barraca de pescaria, destacaram que a iniciativa é essencial para a integração da comunidade. “Mesmo com a chuva, a comunidade veio em peso para cá. Crianças e adultos estão participando”, declararam. Moradora da Mangueira, Mônica Regina participa do arraial há dez anos e sempre se fantasia de noiva. “É muito bom fazer parte dessa festa há tanto tempo. Me divirto sempre”, contou, animada. A decoração da quadra foi feita com mais de 200 bambus, além de bandeirinhas e adornos, que deram o clima de uma autêntica festa do interior em pleno cenário do samba carioca. “Aqui não é só samba, podemos ter outras atividades culturais também, como esse evento. Realizamos grandes eventos tradicionais durante o ano inteiro. A comunidade gosta e participa sempre”, declarou o organizador Ari Lang.
Por Isabella Salomão, da UPP RJ
Escola de samba da Mangueira realiza festa junina
Cerca de 2 mil pessoas participaram do tradicional evento
A Estação Primeira de Mangueira realizou uma grande festa junina neste domingo, dia 27, na quadra da escola de samba, na Zona Norte do Rio. Cerca de 2 mil pessoas participaram do arraial, que contou com comidas típicas, quadrilhas, forró pé de serra, brincadeiras, pagode, correio do amor, casamento caipira e muita animação da comunidade.
Para o organizar do evento, Ari Lang, é muito importante a realização da festa para a tradição da escola. “Aqui não é só samba, podemos ter outras atividades culturais também, como esse evento. Realizamos grandes eventos tradicionais durante o ano inteiro. A comunidade gosta e participa sempre”, declarou.
Criando um cenário bem especial para a festa, a decoração foi feita com mais de duzentos bambus, além de bandeirinhas e adornos, que deram o clima de uma autêntica festa do interior em pleno cenário do samba carioca.
O arraial foi dividido em 14 barraquinhas e cada uma se tratou de um segmento da escola de samba da Mangueira. “Cada departamento tem uma barraca. São segmentos das escolas que fazem as barracas aqui. Ala da bateria, departamento cultural, ala das baianas são alguns dos segmentos que fazem as barracas tradicionalmente no evento”, contou Ari Lang.
A festa começou à tarde e, além das barraquinhas com as comidas típicas do encontro, foi servido um baião de dois para o almoço. O Trio Marimbondo deu o tom do forró no evento e a roda de samba ficou por conta do grupo Batuque na Cozinha.
Para Vera Lucia e Edna Vitalina, do departamento feminino da Mangueira e organizadoras da barraca de pescaria, o arraial foi muito animado e é essencial para a integração da comunidade. “Nossa expectativa aqui é a melhor possível. Mesmo com a chuva, a comunidade veio em peso para cá. Crianças e adultos estão participando da barraca de pescaria”, declararam.
“Nossa escola é muito família. De geração para geração estão todos participando do arraial. Nossos filhos e netos já estão na bateria que ajuda na integração da comunidade”, contou Vera Lucia.
Segundo Neusy da Silva Gomes, organizadora de uma das barracas mais tradicionais - das baianas –, a festa junina proporcionou uma grande alegria para a comunidade. “Mesmo com a chuva o evento está bem cheio. É muito bom ver a integração do povo da Comunidade e da Mangueira aqui. A cultura da festa é muito importante para nós”, afirmou Neusy, que também é moradora da comunidade.
A moradora da Mangueira Mônica Regina já participa do arraial há dez anos e sempre se fantasia de noiva. “Adoro o evento. É muito bom fazer parte dessa festa há tanto tempo. Me divirto sempre na festa junina. Todo ano me visto de noiva e venho”, contou, animada.
O evento também contou com a participação especial das quadrilhas mais tradicionais do Brasil, a Quadrilha do Sampaio, a Quadrilha de Minas Gerais e a Quadrilha do Pavilhão São Cristovão.
fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/favela247/148189/2-mil-pessoas-se-re%C3%BAnem-em-arraial-na-Mangueira.htm
Para saber mais sobre Eventos e Festivais acesse cursosraizesculturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário